ESTUDOS

LIVROS

  • Dança e Azulejaria no teatro do Mundo. Lisboa, Edições Inapa, 1999

LIVROS (EDITOR)

  • Dançar para a República. Lisboa, editorial Caminho, 2010.

  • TEDANCE. Perspectivas sobre Dança em Expansão Tecnológica / Perspectives on Technologically Expanded Dance. Lisboa, Edições FMH, 2009

  • Report of TeDance Residence at CENTA – Relatório da Residência TeDance no CENTA. (Publicação em formato electrónico). Lisboa, Edições FMH, 2006
  • A Dança no Sistema Educativo Português. Lisboa, Edições FMH, 2004
  • Continentes em Movimento. O Encontro de Culturas na História da Dança. Actas. Lisboa, Edições FMH, 1999.

CAPÍTULOS DE LIVROS

  • “Como (des)construir o corpo-arquivo?”. In As Artes na Educação. Chaves: Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, 2014, pp. 125-128
  • “Relíquias, relicários e ressurreição: pistas para a performance contemporânea”. In Discursos do corpo na arte. Santa Maria: editora ufsm, 2014, pp.
  • “Da possibilidade da representação da viagem nas artes performativas”. In O Imaginário das Viagens. Húmus, centro de estudos humanísticos. Braga: Humus, 2013, pp. 234-244
  • “La Danse Contemporaine Portugaise et ses Publics”, in Le Théâtre et ses publics. La création partagée. Paris: Les Solitaires Intempestifs éditions, 2013, pp. 209-225 / [edição inglesa] “Contemporary Portuguese Dance and its Audiences”. 2014, pp. 201- 216
  • “A maldição de Malagrida”, in Quaresma, José (ed.) Instituições culturais e representatividade. Chiado, Baixa, Arte pública e Esfera comunicacional. Lisboa: ed. CIEBA, 2012, pp. 53-65.
  • (co-autor com Adriana Gehres) “A mecanização na preparação corporal em Laban e Schlemmer”, in Rengel, Lenira e Thrall, Karin (ed.) O corpo em cena. São Paulo: Anadarco Editora & Comunicação, 2011, pp. 65-88. ISBN 978-85-60137-33-6
  • “Cisnes em agonia e saiotes de bananas nos anos de 1920”, in Dançar para a República. Lisboa, editorial Caminho, 2010.
  • “Russos e futuristas no Chiado”, in Dançar para a República. Lisboa, editorial Caminho, 2010.
  • “A Criatura de Frankenstein, a Marioneta e o Ciborgue: Elementos para uma Análise Crítica dos Procedimentos MOCAP” / Frankenstein’s Creature, the Puppet and the Cyborg: Elements for a Critical Analysis of MOCAP Procedures”, in Tedance. Lisboa, FMH, 2009.
  • “Dança e Tecnologia: Cruzamentos com Sotaque Português / Dance and Technology with Portuguese Accent at the Crossroads”, in Tedance. Lisboa, FMH, 2009.
  • “Educação estética ou educação artística?”, in Moura, Margarida e Monteiro, Elisabete (Eds.) Dança em Contextos Educativos. Lisboa: FMH, 2007, pp.23-32.
  • “Objectos inteligentes e corpos velozes / Intelligent objects and swift bodies”, in Arquitecturas em Palco / Architectures on Stage. Lisboa, Instituto das Artes – Almedina, 2007, pp.43-58.
  • “Para uma teoria do frémito”, in Encontro de Saberes. Três gerações de bolseiros da Gulbenkian. Lisboa, Gulbenkian, 2006, pp.95-105
  • “Lançar o futuro (dança e desfolclorização)”, in Contra Danças não há argumentos. Lisboa, PédeXumbo, 2006.
  • “Da Autenticidade do Corpo na Dança”, in O Corpo que (des)conhecemos.Lisboa: FMH, 2005, pp. 49-63
  • “O Trabalho”, in Ver Almada Crescer (catálogo). Almada , Galeria Municipal, 1991, pp.64-81.
  • “Portugal”, in Pasi, Mario; A Dança e o Bailado. Guia Histórico; das origens a Béjart. Lisboa, Caminho, 1991.

ARTIGOS EM REVISTAS DE CIRCULAÇÃO INTERNACIONAL COM ARBITRAGEM CIENTÍFICA

  • “A Thousand Machines”, The European Legacy: Toward New Paradigms. Vol. 18 (_) 2013, pp. DOI:10.1080/10848770.2013.773507
  • “Performing femininity: Dance and Literature in German Modernism”, The European Legacy: Towards new paradigms. Vol. 17 (4) 2012, pp. 564-566. DOI: 10.1080/10848770.2012.686771
  • “National Theatres in a Changing Europe”, The European Legacy: Towards new paradigms. Vol. 15 (2) 2010, pp. 278-279.
  • “Negative Horizon: an Essay in Dromoscopy”, European Legacy: Towards new paradigms. Vol. 15 (7) 2010, pp. 946-947.
  • “Martyrium as Performance”, Performance Research, 15 (1) 2010, pp. 90-99. DOI: 10.1080/13528165.2010.485768
  • “Mascarados e comportamentos de transgressão nas celebrações de Inverno em Portugal”, KARPA. DISSIDENT THEATRICALITIES, VISUAL ARTS AND CULTURE. Agosto 2009 (2.2.). ISSN 1937-8572. http://www.calstatela.edu/misc/karpa//Karpa2.2/Site%20Folder/index.html
  • “Devoção, Fartura e Transgressões na Festa de São Gonçalinho em Aveiro”, etno-folk, revista galega de etnomusicoloxía. Baiona: Dos Acordes. Ano IV, vol. I (12) Out. 2008, pp. 69-85.
  • “Ape dances and popular dances on Portuguese figurative tile panels from the seventeenth and eighteenth centuries”, Imago Musicae. International yearbook of Musical Iconography. Lucca: Lim Editrice.Vol. XIII, 1996, pp. 131-144.
  • “Dança em azulejos portugueses dos séculos XVII e XVIII: um grupo de fontes iconográficas para História da Dança”, Cairon, Revista de Ciencias de la Danza. Alacalá de Henares: Universidad de Alcalá. (2) 1996, pp. 71-83.

ARTIGOS EM REVISTAS NACIONAIS

  • “O Corpo em queda”, Sinais de Cena. Lisboa, Associação Portuguesa de Críticos de Teatro. Dez. (22) 2014, pp. 87 – 91
  • “Existe uma dança lusófona?” Revista Letras Com Vida – Literatura, Cultura E Arte, Editada pelo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras de Lisboa. Maio 2014 (6). Lisboa: INCM
  • “Ligações, trilhos e cruzamentos entre Portugal e Brasil nos universos da dança”, Camões. Revista de Letras e Culturas Lusófonas. Lisboa, Instituto Camões. Set. (21) 2012, pp. 26 – 37.
  • “Das Técnicas Ilusionísticas à Tecnologia do Abismo”, Sinais de Cena. Lisboa, Associação Portuguesa de Críticos de Teatro. Dez. (10) 2008, pp. 28 – 31
  • “Seis anotações sobre a Escrita e a Dança”, Textos e Pretextos — Coreo-grafias. Literatura e Dança. Out./Inverno (11) 2008, pp.93-96
  • “Os factos da memória” (recensão crítica da obra Feelings are facts: a Life, de Yvonne Rainer), Obscena. Revista electrónica de artes performativas (www.revistaobscena.com). Novembro (2) 2007, pp. 128-129.
  • “Notas sobre a Judson Dance Group”, Obscena. Revista electrónica de artes performativas (www.revistaobscena.com). Março (2) 2007, pp. 62-63.
  • “Crítica de dança: uma crítica em processo”, Sinais de Cena. Lisboa, Associação Portuguesa de Críticos de Teatro , Dez. (6) 2006, pp. 23–27.
  • “(Des)centralidades: Considerações sobre a Novíssima Dança Portuguesa”, Sinais de Cena. Lisboa, Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, Dez. (4) 2005, pp.21-25.
  • “Acerca da formação e-learning”, Ensino Superior. Revista do SNESup. Lisboa, SNESup, Fev./Março 2005, pp. 10-14.
  • “Clio e Terpsicore: para uma teoria de cruzamentos entre a História e a Dança”, Estudos de Dança. Lisboa, FMH edições, (7-8) 2004, pp.219-227.
  • (co-autor com o coreógrafo Miguel Pereira) “Fragmento de uma Conversa sem Regras (projecto mapas)”, Artinsite. Arte vs Local. Torres Vedras, Verão (1) 2004, pp. 132-143.
  • “Investigação em Dança”, Forumdança.bt. Lisboa, Outubro (5) 2001.
  • “Em memória: os Ballets Russes de Diaghilev em Lisboa”, Estudos de Dança. Lisboa, FMH /Dep. de Dança, (4) 1995, pp. 19-31.
  • (co-autor)  “O Ballet Gulbenkian sob a Direcção Artística de Jorge Salavisa”, Estudos de Dança. Lisboa, FMH/Dep. Dança, (3) 1994, pp. 39-50.
  • “Ler Cunningham”, Estudos de Dança. Lisboa, FMH/Dep. Dança, (3) 1994, pp. 13 – 16.
  • “As três memórias da dança”, Estudos de Dança. Lisboa, FMH/Dep. Dança, Maio (2) 1994, pp.17-16.
  • “Dança nos espectáculos promovidos pela Companhia de Jesus na cidade de Lisboa”, Forum Dança. Lisboa, ano IV (3/4) 1994, pp. 51 – 57.
  • “A Santa Casa da Misericórdia de Aveiro”, Boletim Municipal de Aveiro. Aveiro, ano X (19) 1992, pp.9-28.
  • “Registos, sistemas de registo, pré-sistemas e proto-sistemas de notação em dança”,  Estudos de Dança. Lisboa, FMH/ Dep. Dança.1991 (1)
  • “Ficção Científica, o tempo circular”, Vértice. Lisboa, 1991, Setembro (42), pp.79-81.
  • “Museu da Ria de Aveiro. Avaliação do projecto de criação de um ecomuseu”, Boletim Municipal de Aveiro. Aveiro, ano VIII (15-16) 1990.
  • “Dança: prática corporal e movimento do pensar”, Motricidade Humana. Lisboa, FMH, Vol. 6 (1/2) 1990.
  • “Sinais flutuantes, um estudo de etnologia naval na Ria de Aveiro”, Boletim Municipal de Aveiro. Aveiro, ano IV (8) 1986, pp.9-36.
  • “Moliceiros”, Boletim Municipal de Aveiro. Aveiro. Aveiro, ano III (6) 1985, pp.25-31.
  • “A decoração do moliceiro”,  Boletim Municipal de Aveiro. Aveiro, ano III (2) 1985, pp.25-34.

PUBLICAÇÕES EM ACTAS DE ENCONTROS CIENTÍFICOS

  • “A ilha da Tempestade: mapeando a situação portuguesa”. Anais. 2010 Poéticas Tecnológicas. III seminário sobre dança e teatro. Universidade Federal da Bahia, Nov. 2011, pp. 169-176
  • “Exercício crítico sobre a sala de aula em dança. Processos de negociação”. Atas SIDD. Lisboa, FMH, Novembro 2011, pp. 528-538.
  • “Scenic space and technologies of enchantement”. 10th international NOFOD Conference. University of Southern Denmark, Odense 2011, pp.242-247
  • “Uma bailarina russa em papel da ‘Nacional'”. Chiado. Efervescência urbana, artística e literária de um lugar. CIEBA – centro de investigação e estudos em belas-artes. Lisboa, Junho 2010.
  • “Floating Depictions. ‘Sociologists’ and ‘caricaturists’ from the Ria de Aveiro”. Sharing Cultures. International Conference on Intangible Heritage. Pico Island, Green lines Institute, May/June 2009
  • “From Escape Points to the Vertigo Points”. ARTECH2008. Proceedings of the 4th International Conference on Digital Arts. Porto, UCP, Nov. 2008.
  • “Victory or defeat? Moreschi dances in the History of Portugal”. Masks, masques and masquerades: a living tradition. London, 2006.
  • “A Dança no Sistema Educativo Nacional. Razões para um Encontro Nacional”. A Dança no Sistema Educativo Português. Lisboa, FMH edições, 2004.
  • “Bewegungschöre e Kunstfigure: Laban e Schlemmer na Sociedade Alemã dos anos 20 e 30”. Encontro Laban 2002. Rio de Janeiro, 2002
  • “Dance Theatre in Portugal in the Time of Marquis de Pombal”. Dance Theatre: an International Investigation. Manchester, Manchester Metropolitan University, 1999.
  • “A Fundamentação Enigmática do Poder: Interpretação de Dois Textos-visuais da 1ª Metade do Século XVIII”. Encontro sobre o Enigma. Lisboa, Fundação das Casas da Fronteira e Alorna, 1999.
  • “A Dança e a Cortesia na Azulejaria Portuguesa do século XVIII”. Dança: Cursos e Discursos. Actas da Conferência Internacional “Dança: cursos e discursos”, realizada na Fundação Gulbenkian em Fevereiro de 1992. Lisboa, FMH, 1999.
  • “Morescha and Mattaccino in Portugal”. Continentes em Movimento. O Encontro de Culturas na História da Dança. Lisboa, FMH / UTL, 1999.
  • “Relação de Vários Prodígios, Monstros, Feras e Outras Bizarrias do século XVIII” (co-autor). Conferência sobre Metamorfose. Lisboa, Fundação das Casas da Fronteira e Alorna, 1995.
  • “A Geometrização dos Gestos no Espaço Barroco Português”. Encontro dos Alvores do Barroco à Agonia do Rococó. Lisboa, Fundação das Casas da Fronteira e Alorna, 1994.
  • “Lisboas Alternativas”. Encontro Sobre Mundos Alternativos na Literatura. Lisboa, Fundação das Casas da Fronteira e Alorna, 1992.

COMUNICAÇÕES ORAIS POR CONVITE

  • [com Vania Rovisco]. Um corpo em queda | sem título de animalidade. conferência | performance. Arpad Szenes e de Vieira da Silva. 11 de Junho de 2014
  • “La Danse contemporaine au Portugal et ses publics”. Le théâtre & ses publics : la création partagée. 2e colloque international du projet européen PROSPERO. Théâtre de la Place & l’Université de Liège, Septembre 2012.
  • “Libonne, 1920-1940: l’influence de la danse d’expression allemande”. Journée d’étude universitaire. Sillages 2012. Université Nice Sophia Antipolis, Mars 2012.
  • “… at the coast of Malabar”. Presentation on the theme “gaze” in ParaMeTer [http://sites.ace.ed.ac.uk/peariameter/themes/theme-gaze/]. Edinburgh, INSPACE, 6 June 2011.
  • “Dance and Enchanted Technologies”. Seminar at Edinburgh College of Arts. Edinburgh, 13 April 2011.
  • “Artes Performativas e Tecnologias do Encantamento”. Palestra enquadrada no Seminário do Curso de Doutoramento em Arte Interactiva, na Universidae Católica do Porto. Porto, Março 2011
  • “Artes Performativas e ‘Enchanted Technologies’. Masterclass integrada no Festival InShadow. Lisboa, Teatro São Luiz, Dezembro 2010
  • “Exposição crítica sobre ferramentas de análise formal de imagens”. Palestra integrada no “MUSICAL ICONOGRAPHY LAB” 12-16 Julho 2010 | ESCOLA DE VERÃO 2010| FCSH | Lisboa
  • “Depicting dance on the tapestries of D.João de Castro campaigns”. Palestra integrada no “MUSICAL ICONOGRAPHY LAB” 12-16 Julho 2010 | ESCOLA DE VERÃO 2010| FCSH | Lisboa.
  • Palestra integrada no encontro “a arte do monólogo”. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e A Escola da Noite. 2 e 6 de Março de 2010.
  • Palestra-debate com a Prof. Elisabete Monteiro sob a epígrafe “Movimento, Corpo, Dança” por convite do departamento da cultura da Câmara Municipal de Santarém, por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Dança. Santarém, Teatro Sá da Bandeira, 2009.
  • “Fantásticos e Especulativos na Literatura Portuguesa”. Conferência proferida  com António de Macedo na Sociedade de Língua Portuguesa. Lisboa, SLP, Jan. 2009.
  • Comunicação integrada no Encontro Internacional Performing bodies and stage practices / Des corps sur le plateau et les pratiques scéniques. Almada, Casa da Cerca, 2008.
  • Palestra integrada no workshop “Feedback Body” – Oficina de pesquisa em performance e novos media interactivos. Tavira, Câmara Municipal de Tavira, 2008.
  • “Corpos Democráticos”. Conferência proferida no âmbito do evento Arte e Poder – XVII Curso de Verão do IHC. Lisboa, FCSH da UNL, Setembro 2007.
  • Comunicação apresentada na mesa redonda organizada por ocasião dos Encontros no écran. O vídeo encontra a dança. Lisboa, Videoteca de Lisboa, 2007.
  • “Embodying Technology”. Conferência proferida no âmbito do Encontro Internacional Motion Picture Agente Interattivo sulla Scena Live. Roma. 1-2 Dezembro 2006
  • “A festa de São Gonçalinho em Aveiro”. Conferência principal proferida por ocasião dos 1ºs Encontros de S. Gonçalinho, organização conjunta da Câmara Municipal de Aveiro e dos Mordomos de S. Gonçalinho. Aveiro, 2006.
  • Comunicação apresentada no âmbito da mesa “Comunicação, I.D. e os novos media”. Comunicar Design 2006. Caldas da Rainha, ESAD, 10 de Maio de 2006.
  • Conferência sobre Ciência e Literatura especulativa proferida no âmbito do programa da Feira do Livro Lusófono em Díli.. Díli, Comunidade de Países de Língua Portuguesa , Novembro de 2005.
  • “Dança em Espaços Teatrais” (conferência). Centro de Formação e Pesquisa das artes cênicas Apolo Hermilo. Recife, Teatro Hermilo Borba Filho, 9 de Setembro de 2005.
  • Conferência sobre Dança. 50º Aniversário do Círculo Cultural Scalabitano. Santarém, 2004.
  • Conferência sobre Dança e Arquitectura no Ciclo Sentir a Arquitectura” – painel “incorporar”. Lisboa, IST, 2004.
  • Conferência integrada no ciclo Oskar Schlemmer. espaço. forma. cor. movimento. Ciclo de Homenagem a Oskar Schlemmer. Porto, Fundação Ciência e Desenvolvimento, Teatro do Campo Alegre, 2002.
  • “O Desejo de Ciência em Alcipe”. Homenagem à 4ª Marquesa de Alorna “Alcipe”. Lisboa, Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, 2000.

ceu_viga5

OUTRAS COMUNICAÇÕES

  • Participação no forum -EMPYRE-soft_skinned_space durante o mês de Julho de 2014 <http://lists.cofa.unsw.edu.au/pipermail/empyre/2014-July/subject.html>
  • “Narratives on the limp’s dance”. Symposium ICTM, sudy group on Ethnochoreology. Korcula, Croacia, Julho 2014.
  • “Os Ballets Russes No Imaginário Futurista E Na Imagética Simultaneísta”, Simpósio Cem Anos De Sagração Da Primavera (1913-2013). Teatro São Carlos, 27 e 28 de Setembro de 2013
  • “Did the Sleeping beauty have dreams?”, Dreams, Phantasms and Memories Conference. Gdansk, Polónia, 19 – 20 September 2013
  • “São Gonçalinho: A Winter Festivity in the city of Aveiro”. Sharing Cultures International Conference, Green Lines Institut, July 2013.
  • “You Shall Come Dancing With Us”. NOFOD/SDHS Conference. Trodheim, Norway, June 2013
  • “Between the reverse and the other: mouros and mouriscas in Portuguese tapestries from the 16th century.” RiDIM International Conference. Istanbul, June 2013
  • (com Débora Moreira) “Connecting / Documenting dance (&) criticism”. TKB Conference. Lisboa, CCB, Maio 2013
  • “Qual o lugar para a etnocoreologia nos estudos académicos em Portugal?”. ENIM 2011. Porto, Casa da Música, Novembro 20011
  • (co-autor com Teresa Simas) “Plans of intensification in the work of Gilles Jobin”. Music and Gesture: 2nd Musical Itineraries Forum. CCB, October 2011.
  • “Plans d’Accentuation chez Gilles Jobin”. Colloque sur la transmission du Geste. Nice, Université Sophia Antipolis, June 2011.
  • “Scenic space and technologies of enchantment”. NOFOD international Conference. Dancing Space(s). Spacing Dance(s). Odense, Denmark, 27-30 January 2011
  • “Performative Bodies and Fragmented Space”. Monitoring Scenography 2: Space and Truth / Raum und Warheit. Zurich University of the Arts. Oct. 2008. < http://sceno.zhdk.ch/index.php?s=symposien&gt;
  • “The Desire for Opera and Ballet at the 17th- and 18th-Century Portuguese Society”. Music, Body. And Stage: the Iconography of Music Theater  and  Opera – the tenth Conference of the RCMI. Graduate Center, The City University of New York. 11 – 14 March, 2008. < http://www.rhul.ac.uk/Music/Golden-pages/Conferences/2008/08-3-mbs.html&gt;
  • “Frankenstein’s Creature, the Puppet and the Cyborg: Elements for a Critical Analysis of Mocap Procedures”. TeDance. Technologically Expanded Dance. International Conference. Lisboa, Culturgest, Nov. 2007
  • “Dancing the Struggle, Dancing the Encounter. A critical approach to the mourisca”. European Seminar of Ethnomusicology. XXIII Conference. Lisboa, UNL, 11 – 13 October, 2007
  • “Technologically Expanded Dance: a research project”. Digital Resources for the Humanities & Arts 2006. Dartington University, 3 – 5 September 2006.
  • “Masked Boys And Transgressive Behaviours in Portuguese Winter Celebrations”. The European Mind: Narrative and Identity. International Society for the Study of European Ideas & the University of Malta. Malta, 24 – 29 Julho 2006.
  • “Uma Visão da Expansão Tecnológica da Dança” (comunicação em co-autoria). Seminário Internacional: Dança e Movimento Expressivo. FMH, 26 a 29 de Abril de 2006.
  • “Mapas de Dança”. 1º Encontro Internacional de Dança e Filosofia. O que pode a Dança?  Rio de Janeiro, 15 a 18 de Setembro de 2005.
  • “Portuguese Laughs on the Baroque Body”. Laughing Matters: Comedy and Society. University of Portsmouth, School of Creative Arts, Film and Media. April 15-17th 2005
  • “Apes and Popular Dances”. VIII Encuentro do Study Group for Musical Iconography. Sedano (Burgos), ICTM, 1996.
  • “Danza y Etiqueta en los azulejos portugueses”. Coloquio Internacional de Historiadores de la Danza. Barcelona, Institut del Teatro, 1994.

MODERAÇÃO DE PAINÉIS

  • (panel coordinator) “O Grotesco ou a ‘brutalidade bela'”.

International Conference Musics and Knowledge in Transit. SIBE. Lisboa, UNL, October 2010

  • “Between sacred and secular” [painel]

Music, Body, And Stage: The Iconography Of Music Theater And Opera. The Tenth Conference Of The Research Center For Music Iconography, The Graduate Center, City University Of New York & The Twelfth Conference Of The Répertoire International D’iconographie Musicale. The City University of New York – The Graduate Center. New York, 11–14 March 2008

  • “Performance como intervenção” [painel]

Performa’09. Encontros de Investigação em Performance. Universidade de Aveiro. Aveiro, 14-16 de Maio de 2009.

  • “Dance in Nordic Spaces: Inclusions / Exclusions” [painel]

Conference – Silent Voices / Forbidden Lives: Censorship and Performance. FIRT and IFTR 2009. Centro de Estudos de Teatro (Centre for Theatre Studies), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Lisboa, 12 – 18 de Julho de 2009

  • “Looking at the femine body from afar” [painel]

Conference – Silent Voices / Forbidden Lives: Censorship and Performance. FIRT and IFTR 2009. Centro de Estudos de Teatro (Centre for Theatre Studies), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Lisboa, 12 – 18 de Julho de 2009

COMUNICAÇÕES EM POSTER

  • Dança na Universidade: que Design Curricular?. Conferência Nacional do Ensino Artístico. Forum da Maia, GETAP, 1992.
Anúncios



%d bloggers like this: